Neste 1º de Janeiro, Rio Grande fez história, e conduziu ao cargo máximo do executivo, uma mulher. É a primeira vez que o município mais antigo do Estado, elege uma mulher para o cargo.
E foi ao toque dos tambores e ao coro de: “Na minha cidade eu boto fé, pois ela é comandada por mulher”, que Darlene foi recebida para a cerimônia de transmissão de cargo.
As cerimônias que marcam o primeiro dia do novo governo, começaram às 15h na Câmara de Vereadores, com a assinatura do termo de posse dos 21 vereadores eleitos e da prefeita e vice. Logo após, a transmissão de cargo, foi realizada na Prefeitura Municipal, com a presença do ex-prefeito, Fábio Branco e parte do seu secretariado.
Ao entrar no Salão Nobre da Prefeitura, Darlene e o vice-prefeito, Renatinho, foram acompanhadas por um grupo de crianças representando a diversidade, pelo seu secretariado e por autoridades, como o ex-governador Olívio Dutra (PT); o deputado federal, Alexandre Lindenmeyer (PT) e o deputado estadual, Halley Lino de Souza (PT).
A faixa que simboliza o comando do executivo, foi entregue à prefeita pelo chanceler da Ordem de Silva Paes, Lauro Barcellos. Como faz parte do rito, após a transmissão de cargo, o ex-prefeito e seus secretários foram acompanhados pela nova prefeita e vice até a escadaria da prefeitura, onde se retiram do paço municipal.
Na oportunidade, Darlene também deu posse ao secretariado. A lista completa você encontra aqui.
Em seu pronunciamento inicial, a prefeita reforçou a importância histórica daquele momento e falou sobre os compromissos assumidos com a comunidade.
"Quero reiterar pautas defendidas por nós durante as eleições de 2024. Pautas que agora se transformam em compromissos que serão perseguidos cotidianamente por mim, pelo vice-prefeito Renatinho e por nossa equipe".
Darlene enfatizou a necessidade de trabalhar arduamente para encontrar soluções para problemas como resíduos sólidos, transporte público e a precarização dos serviços de saúde, educação e assistência social.
A prefeita reconheceu que esses desafios não são de fácil solução, exigindo recursos financeiros consideráveis e medidas legais e administrativas inovadoras. "Dedicaremos os nossos melhores esforços e energias para construir caminhos!", afirmou. Enfatizou também que tais medidas serão tomadas com total transparência e diálogo junto à população de Rio Grande.
O foco em políticas públicas eficazes também foi um ponto alto do discurso. "Meu compromisso é com a entrega de boas políticas para o povo rio-grandino, principalmente para os que mais precisam", enfatizou, destacando a importância de melhorar os serviços públicos e a vida das pessoas.
Enquanto Darlene se pronunciava, a cartunista e ilustradora Beatriz Abreu Affonso confeccionou uma tela em sua homenagem. Além disso, em nome das mulheres poetas de Rio Grande, a escritora Lilian Ney realizou a leitura de uma poesia criada especialmente para a ocasião. Os hinos nacional e rio-grandense foram entoados, respectivamente pelas cantoras Tais Carolina e Laura Taveira. Toda a cerimônia contou com tradutoras de Libras.
Autoridades civis e militares acompanharam o ato no Salão Nobre da Prefeitura, enquanto que na rua, movimentos sociais, movimentos de mulheres, eleitores e a comunidade entoavam palavras de carinho e recepção à nova gestora do município.
*Com informações da Assessoria PMRG