Desde Agosto deste ano, os médicos que atuam no Hospital Santa Casa de Rio Grande, estão sem receber seus salários; a informação foi dada pelo presidente do Sindicato Médico de Rio Grande, Sandro Oliveira, em conversa por telefone com a redação do Camareu.
Diante do atraso, um acordo firmado entre a categoria e a direção do hospital, determinou que o pagamento dos atrasados fosse feito através de parcelas, onde a cada 30 dias deve ser efetuado o pagamento de dois meses atrasados. Nesta primeira parcela, com vencimento em 28 de dezembro, deveriam ser pagos os meses de agosto e setembro. Contudo, a Instituição repassou o valor integral de agosto, mas apenas 40% do valor de setembro.
Com a falta de cumprimento no acordo, a categoria deliberou pela paralisação de algumas atividades e aguarda, ainda para esta segunda (30), uma posição da direção da Santa Casa quanto à previsão de pagamento e manutenção do acordo firmado.
E nota, a direção da Santa Casa disse:
“Mesmo enfrentando uma crise financeira, a instituição tem se empenhado para honrar os compromissos com os médicos. Neste mês, foram quitados integralmente os pagamentos de agosto e realizados 40% dos pagamentos de setembro, com previsão de finalização ainda este ano.”
A Santa Casa apresentou um Plano de Contingência (em anexo na matéria) para garantir a continuidade do atendimento. As medidas incluem:
• Atendimento do Pronto-Socorro: restrito exclusivamente a casos de urgência e emergência;
• Transferências externas: realizadas mediante contato prévio entre médicos para assegurar capacidade de atendimento;
• Capacidade física do Pronto-Socorro: limitada à estrutura disponível;
• Superlotação: caso ocorra, outras medidas de contingência serão adotadas e comunicadas aos órgãos competentes.
Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, a previsão de pagamento deve ser atualizada ainda nesta tarde.
Clique aqui para ver o documento "PLANO_DE_CONTINGENCIA_PARA_SITUACOES_DE_EMERGENCIA_assinado.pdf"