Um aviso próximo ao estacionamento do bloco 5, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), pede atenção aos motoristas para manter um tráfego cuidadoso e atento dentro do campus Carreiros. O pedido é motivado para preservação de filhotes de Quero-quero (Vanellus Chilensis), ave símbolo da região e com presença intensa no campus, que recentemente, escolheram o local para colocar seu ninho; dois filhotes foram mortos por atropelamento na última semana.
Contexto
Como hábito da espécie, o Quero-quero faz seu ninho no chão e em locais de vegetação baixa; geralmente são colocados quatro ovos, que levam cerca de 25 dias para eclodirem. De acordo com informações do ICB, os filhotes são nidífugos, ou seja, assim que nascem já começam a caminhar e se alimentar sozinhos, vigiados cuidadosamente pelos seus pais e irmãos mais velhos nascidos no ano anterior.
Uma das tantas famílias de Quero-quero que habitam o campus Carreiros escolheu as margens do estacionamento do bloco 5 do ICB para colocar seu ninho. No final do mês de outubro, os quatro ovos eclodiram e os filhotes começaram a se deslocar pelos arredores, e, infelizmente, dois foram vítimas de atropelamento. “Por isso, especialmente nesse período, redobre a atenção e reduza a velocidade quando se deslocar pelo campus, a fauna nativa da FURG agradece”, pontua o bolsista de pós-doutorado do Instituto, Fernando Faria.