A Associação de Municípios da Zona Sul do Rio Grande do Sul – Azonasul, teve reunião ordinária nesta quinta-feira, em Pelotas. O encontro serviu para escolher a nova diretoria da entidade e para debater diversos temas de interesse da região e dos municípios em particular. A prefeita do Rio Grande, Darlene Pereira, apresentou à assembleia de prefeitos a questão que considera a mais urgente em Rio Grande: a situação da Santa Casa.
O hospital é referência em várias especialidades da Saúde e atende pacientes de todos os municípios da região. Nesta semana, os profissionais médicos aprovaram em assembleia o rompimento de contratos caso não recebam em 30 dias os honorários devidos pela instituição. Para a prefeita, a Santa Casa é preocupação não só dos rio-grandinos e rio-grandinas, mas de toda região sul do Estado, da qual o hospital é referência. “Por isso eu trouxe esse tema hoje na assembleia da Azonasul, para que nós possamos discutir, refletir e buscar as melhores soluções para a Santa Casa”.
Darlene explicou que ficou agendada uma reunião extraordinária da Azonasul para o dia 6 de março às 16h, com a presença da secretária de Saúde do Estado Arita Bergmann e representantes do Ministério da Saúde, da Santa Casa e do mandato do deputado federal Alexandre Lindenmeyer, para que sejam mais conhecidos os problemas e buscadas as melhores soluções para a sustentabilidade da Santa Casa.
DIRETORIA
A Azonasul também escolheu a nova diretoria da entidade que reúne os prefeitos da região. Darlene Pereira foi eleita primeira secretária da nova diretoria da Azonasul. Ronaldo Costa Madruga, de Pinheiro Machado, é o novo presidente, que substitui a ex-prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas. Para a vice-presidência na gestão 2025/2026, foram eleitos os prefeitos de Canguçu Arion Braga e de Santana da Boa Vista Garleno Alves.