O presidente Lula estará na cidade do Rio Grande na próxima segunda-feira (24/2), a partir das 10h30, para o evento de assinatura do contrato para a construção de quatro navios que integram o TP 25, Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras. A confirmação foi feita, nesta quinta-feira (20/2), ao deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira.
“Esta é uma grande notícia para a retomada do setor naval em Rio Grande. O fortalecimento do sistema Petrobras, com o programa de renovação e ampliação da frota, significa mais emprego e renda e gera novas oportunidades para a indústria naval brasileira”, comemorou Lindenmeyer.
O consórcio Ecovix/Mac Laren venceu a licitação e vai construir as embarcações para a Transpetro, de 15 a 18 mil toneladas de porte bruto, que serão utilizadas para transporte de produtos do petróleo, como a gasolina. O investimento total é de cerca de R$ 1,6 bilhão, e a perspectiva é que sejam gerados cerca de 1500 empregos.
De acordo com o cronograma da concorrência da Transpetro, o lançamento do primeiro navio Handy está previsto para o primeiro semestre de 2026. Os demais navios serão entregues sucessivamente a cada seis meses, até meados de 2028.
Na comitiva presidencial, também estarão presentes a primeira-dama Janja Lula da Silva, o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin (MDIC), os ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (MME), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), e Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e a prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira.