Na quinta-feira (20), a Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria do Município de Educação (SMEd), promoverá a aula inaugural de abertura do Ano Letivo 2025 da Rede Municipal de Ensino. A atividade contará com a participação do Profº. Drº. Rodrigo Saballa de Carvalho (UFRGS), que ministrará uma palestra aos profissionais da Educação. A aula será realizada a partir das 18h no auditório do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico – CIDEC-SUL (Campus Carreiros/FURG). A atividade integra a programação do aniversário de 288 anos do Município.
A conferência de abertura do ano letivo é um espaço formativo consolidado desde 2013 na Rede Municipal de Ensino. A formação já contou com nomes importantes, como José Pacheco, Leonardo Boff, Carlos Brandão, Antonio Nóvoa, Moacir Gadotti, Celso Vasconselhos e outros educadores que pesquisam e desenvolvem ações por uma educação de qualidade, crítica, participativa e transformadora.
Neste ano, o evento tem como temática “Pensar a escola pública, fazer educação: gestos (menores) da docência” e visa acolher os trabalhadores em educação da Rede Municipal, além de oportunizar uma atividade de formação continuada, em conformidade com a proposta da Secretaria, que preconiza a consolidação da qualidade da ação docente e do ensino nas escolas da Rede Municipal.
Para o superintendente pedagógico da SMEd, Felipe Alonso, trata-se de um grande momento da Rede Municipal de Educação, uma vez que oferece a possibilidade de dialogar com as ideias do professor Rodrigo Saballa, renomado educador de destaque nacional que permeia as pesquisas dos educadores do sistema municipal em Rio Grande.
Rodrigo Saballa de Carvalho é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e desenvolve ações como professor no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEdu/UFRGS na linha de pesquisa “Estudos sobre Infâncias”. Ele é Pós-Doutor em Educação(UFPEL-2014), Doutor em Educação (UFRGS-2011) e Mestre em Educação (UFRGS-2005).
Aulas na Rede Municipal retornam na segunda-feira (24)
Com 20 mil estudantes matriculados em 82 escolas e 2.500 professoras e professores, as aulas da Rede Municipal de Ensino iniciam na próxima segunda-feira, 24/02.